CRONOLOGIA DA "VIA DOLOROSA"

Cronologia bíblica e análise clínica da “ VIA DOLOROSA ” de Deus, por nós, pecadores

Lucas 22:42,44 - Dizendo: Pai, se queres, PASSA DE MIM ESTE CÁLICE; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o SEU SUOR TORNOU-SE EM GRANDES GOTAS DE SANGUE, que corriam até ao chão. - ANGÚSTIA (Hebreus 5:7)... O suar sangue, ou “hematidrose”, é um fenômeno raríssimo. Produz-se em condições excepcionais: para provocá-lo é necessária uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. O terror, a angústia terrível de sentir que “sua hora” estava chegando, devem ter esmagado psicologicamente a Jesus. Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra. 

João 18:3 - Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas. Mateus 26:49 - E logo, aproximando-se de Jesus, disse: EU TE SAÚDO, RABI; E BEIJOU-O... - TRAIÇÃO (Provérbios 27:6)... Judas entregou Jesus por 30 moedas de prata (Mateus 26:15 - Mateus 27:3). Esse era o preço de um escravo (Êxodo 21:32). Os líderes religiosos judaicos foram induzidos a avaliar a vida e ministério de Jesus de Nazaré como dotada de bem pouco valor. Os Evangelhos de Lucas e de João avaliam que o seu procedimento é subordinado à influência direta de Satanás sobre as suas ações (Lucas 22:3; João 13:2-27). 

Mateus 27:26a - Então (Pilatos) SOLTOU-LHES BARRABÁS..., - INJUSTIÇA (Isaías 53:8)... Pilatos tentou livrar Jesus da crucificação, oferecendo-lhes trocar pelo preso mais conhecido da cidade – Barrabás. Preso por ser um salteador, por ter participado de um motim na cidade e cometido um homicídio, mas a multidão gritava: “Solta Barrabás, e crucifica a Jesus. O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.” Foram muito duras as consequências desta escolha. Dentro de poucos anos (36 anos) não tinham cidade, nem nação, nem vida própria e o Seu sangue caiu sobre as suas cabeças. Com Deus não se brinca. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
 

Mateus 27:26b - e, tendo mandado AÇOITAR A JESUS..., - MOÍDO (Isaías 53:5)... Pilatos cede, e então ordena a flagelação de Jesus. Os soldados despojam Jesus e o prendem nu, pelo pulso, no alto de uma coluna do pátio, em pé. A flagelação se efetua com um chicote de várias tiras de couro sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos. Os carrascos devem ter sido dois, um de cada lado. Golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragias do suor de sangue. A pele se dilacera e se rompe; o sangue espirra. Os azorragues lhe arrancam pedaços da sua carne. Os músculos são rompidos onde as chicotadas se repetem. A cada golpe Jesus se enfraquece mais, devido a tanta dor. As forças se esvaem. Comumente, as vítimas desmaiavam de dor e eram reanimadas para acabar de receber sua punição. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia em uma poça de sangue. Não se sabe se o número de açoites foi limitado a 39, de acordo com a lei judaica. Finalmente, os abusos físicos e mentais cometidos pelos judeus e pelos romanos, juntamente com a falta de alimento, de água e de sono, contribuíram também para agravar a debilidade do seu estado geral. 

Marcos 14:65 - E alguns começaram a cuspir nele, e a COBRIR-LHE O ROSTO, e a dar-lhe punhadas, e a dizer-lhe: Profetiza. E os servidores davam-lhe bofetadas. Mateus 26:67,68 - Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam, Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu? - AFRONTADO (Isaías 50:6)... Com seu rosto coberto, O Senhor Jesus recebeu socos e bofetadas, tendo seu poder de revelação afrontado pelos soldados que debochavam e escarneciam dela. Como deve ser terrível ser agredido sem saber de onde vem o soco, a que momento virá a próxima agressão: se será no nariz, na cabeça, na boca, ou qual a força da pancada. E o afrontavam: “Profetiza...” 

João 19:2 - E os soldados, tecendo uma COROA DE ESPINHOS... , lha puseram sobre a cabeça,  - ZOMBADO (Isaías 53:3)... A Coroa de Espinhos, foi feita de galhos de roseira brava, com espinhos secos que chegavam a 4 centímetros de comprimento, em forma de coroa ou talvez, de capacete e colocada sobre a cabeça de Cristo, cobrindo a maior parte da cabeça.
  

Lucas 23:11 - E HERODES, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma ROUPA RESPLANDECENTE e tornou a enviá-lo a PILATOS. João 19:2b,3 - e lhe vestiram ROUPA DE PÚRPURA (ESCARLATE, MANTO VERMELHO), E diziam: Salve, Rei dos Judeus. E DAVAM-LHE BOFETADAS. Mateus 27:29,30a - E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua MÃO DIREITA UMA CANA; e, ajoelhando diante dele, O ESCARNECIAM, dizendo: Salve, Rei dos judeus E, CUSPINDO NELE... - ESCARNECIDO ... Com esta roupa resplandecente que Herodes tinha mandado que vestissem em Jesus, ele O tinha exposto à zombaria das pessoas. Elas zombavam dEle por causa daquilo que Jesus realmente era: o Rei dos judeus; Em sua mão colocaram uma cana como o Cetro do rei, a fim de escarnecerem dele. A verdade absoluta e comprovada a respeito de Jesus foi debochada. O vestiram de sua própria acusação. Aquela capa vermelha representava nossos pecados sendo julgados e condenados em Jesus, na posição de rei. Como se essa humilhação já não bastasse, os soldados ainda lhe cuspiam e esbofeteavam na presença de todos. 

Mateus 27:30b - tiraram-lhe a cana, e BATIAM-LHE COM ELA NA CABEÇA... - DESFIGURADO (Isaías 52:14)... A coroa de espinhos secos e compridos agora era enterrada na cabeça de Jesus. A simples pancada de uma cana na cabeça já é insuportável. Não consta a quantidade de pancadas recebidas por Jesus sobre sua coroa de espinhos, que lhe rasgavam a pele da cabeça, e saíam por sua testa e têmporas. Quem já teve um corte na cabeça, sabe quanto sangue sai dela. A dor na cabeça era mais intensa pela agressão interna ao crânio, no cérebro. 

Mateus 27:31a - E, depois de o haverem escarnecido, TIRARAM-LHE A CAPA, VESTIRAM-LHE AS SUAS VESTES...  - VERGONHA... O Senhor Jesus foi despido, tendo trocado de roupas na presença de todos, revelando mais uma vez sua vergonha. Como homem de bem, essa agressão era a das mais humilhantes. Até os homens, usavam túnicas que iam até os seus pés, com mangas compridas e amarradas pela cintura. 

Mateus 27:31b - e o levaram PARA SER CRUCIFICADO. João 19:17 - E, LEVANDO ELE ÀS COSTAS A SUA CRUZ, saiu para o lugar chamado caveira, que em hebraico se chama Gólgota, ... A cruz era feita de forma bruta, sem acabamento, coberta de imperfeições, ferpas, pontas, lascas incorrigidas - madeiro bruto. Era habitual que o condenando transportasse a sua própria cruz do local de flagelação até ao local de crucificação, fora das muralhas da cidade. A distância percorrida por Jesus foi de aproximadamente 600 a 650 metros. De uma maneira geral a vítima ia nua, a menos que tal fosse proibido pelos usos e costumes locais. O peso total da cruz completa ultrapassava 100 kg. A caminhada até ao local da crucificação era conduzida por um corpo completo da guarda militar romana, encabeçado por um centurião. Um dos soldados transportava uma espécie de tabuleta com a indicação do nome e crime do condenado. Posteriormente, a tabuleta era atada à parte posterior da cruz. 

Mateus 27:32,33 - E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, A QUEM CONSTRANGERAM A LEVAR A SUA CRUZ... 
... Jesus estava sem comer e sem beber desde a noite anterior. Seu estado físico e psicológico era muito debilitado. Após os açoites e agressões com a coroa de espinhos e das pancadas com a cana, além das bofetadas e punhadas que recebeu, não tinha forças nem para ficar de pé. Jesus estava completamente exausto. As costas, ombros, braços e pernas estavam dilacerados pelo ritual dos açoites pelo azzorrague. Normalmente as pessoas que passavam pelos açoites, demoravam vários dias para se recuperarem do flagelo. Algumas pesquisas indicam que os guardas o puxavam por cordas, para forçá-lo a andar, como era costume histórico de tais execuções. 

Mateus 27:34 Deram-lhe a beber VINAGRE MISTURADO COM FEL...; Marcos 15:23 E deram-lhe a beber VINHO COM MIRRA, mas ele não o tomou... 
... As vítimas da crucificação tinham direito a receber essa mistura com o objetivo de minimizarem seu sofrimento, por ficarem “dopados” e terem seus sentidos amortecidos. Jesus recusou para não dar legalidade a Satanás de reivindicar que não pagou por todos os nossos sofrimentos e dores. Tomou todo o Cálice proposto para o pagamento de nossos pecados. 

João 19:18a - Onde O CRUCIFICARAM..., 
... Sobre o Calvário tem início a crucificação. Os carrascos despojam o condenado, mas a sua túnica está colada nas chagas e tirá-la é atroz. Alguma vez vocês tiraram uma atadura de gaze de uma grande chaga? Não sofreram vocês mesmos esta experiência, que muitas vezes precisa de anestesia? Podem agora vos dar conta do que se trata. Cada fio de tecido adere à carne viva: ao levarem a túnica, se laceram as terminações nervosas postas em descoberto pelas chagas. O sangue começa a escorrer. Jesus é deitado sem roupas, de costas sobre o braço horizontal da cruz. As suas chagas se incrustam de pedregulhos. Os carrascos pegam um prego (um longo prego pontudo e QUADRADO), o apóiam sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo o plantam e o rebatem sobre a madeira. Imagine um prego de mais de 20cm, quadrado, que estrago faz ao atravessar a musculatura e os ossos do pulso. Para rebater os pregos do outro lado da madeira é necessário virar o corpo de Jesus contra o chão e baterem o prego do outro lado, entortando-o de lado para não soltar. Jesus bate de rosto no chão, suportado nas costas o peso do braço da cruz, sem ter como se ambarar da queda. A coroa de espinhos lhe encrava na testa. Ele é chacoalhado pelos soldados que fazem o trabalho em suas costas. Suas feridas ficam cheias de terra e pequenas pedras. O carrasco e seu ajudante elevam Jesus, colocando-o primeiro sentado e depois em pé; conseqüentemente fazendo-o o braço horizontal da cruz sobre a estaca vertical. Os ombros e as costas da vítima esfregaram dolorosamente sobre a madeira áspera, bruta, repleta de lascas e ferpas. Eles não esperaram Jesus se posicionar da melhor maneira. Lhe esfregaram as chagas com brutalidade sobre o madeiro. As pontas cortantes da grande coroa de espinhos laceraram seu crânio. A pobre cabeça de Jesus inclinou-se para frente, uma vez que a espessura da coroa o impedia de apoiar-se na madeira. Cada vez que o mártir levanta a cabeça, recomeçam pontadas agudíssimas. Pregam-lhe os pés. Um sobre o outro com um mesmo prego quadrado, longo e pontiagudo. Pode ouvir os ossos e músculos dos pés estralando ao serem arreganhados pelo obtuso e longo artefato. Ao meio-dia Jesus tem sede. Não bebeu desde a tarde anterior. Tem sede. Um soldado lhe estende sobre a ponta de uma vara, uma esponja embebida em bebida ácida, em uso entre os militares. Tudo aquilo é uma tortura atroz. Era também frequente observar insetos pousarem ou alojarem-se nas feridas abertas, nos olhos, nos ouvidos ou no nariz da vítima indefesa e agonizante, ao mesmo tempo que as aves de rapina dilaceravam a sua carne. Um estranho fenômeno se produz no corpo de Jesus. Os músculos dos braços se enrijecem em uma contração que vai se acentuando. Os músculos do abdômen se enrijecem em ondas imóveis, em seguida aqueles entre as costelas, os do pescoço, e os respiratórios. A respiração se faz, pouco a pouco mais curta. O ar entra com um sibilo [assobio] mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice [parte mais elevada] dos pulmões. Tem sede de ar: como um asmático em plena crise, seu rosto pálido pouco a pouco se torna vermelho, depois se transforma num violeta purpúreo e enfim em cianótico.[cor azulada devido à falta de sangue]. Jesus atingido pela asfixia, sufoca. Os pulmões cheios de ar não podem mais se esvaziar. Lentamente com um esforço sobre-humano, Jesus tomou um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforçando-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax se distendem. A respiração se torna mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam e o rosto recupera a palidez inicial. Por que este esforço? Porque Jesus quer falar: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Logo em seguida o corpo começa afrouxar-se de novo, e a asfixia recomeça. Foram transmitidas sete frases pronunciadas por ele na cruz: cada vez que quer falar, deverá elevar-se tendo como apoio o prego dos pés, inimaginável! O sol castiga sua pele exposta sem sua costumeira túnica, dilacerada pelas feridas sujas de terra pela fixação no madeiro. Jesus luta sempre: de vez em quando se eleva para respirar. A asfixia periódica do infeliz que está destroçado. Uma tortura que dura três horas. Todas as suas dores, a sede, as cãibras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancaram um lamento: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”. Jesus grita: “Tudo está consumado!”. Em seguida num grande brado disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. E morre. 

João 19:18b - e com ELE OUTROS DOIS, um de cada lado, e Jesus no meio. ... A crucificação se destinava a provocar morte lenta, acompanhada do máximo de sofrimento e dor. Com efeito, tratava-se de um dos métodos de execução mais infames e cruéis, sendo geralmente reservados apenas para os escravos, estrangeiros, revolucionários e para os criminosos mais vis e desprezíveis. Poderia levar à morte de 3 a 4 horas até a 3 ou 4 dias, dependendo da condição física e dos castigos anteriores de cada malfeitor. Era lugar de vergonha. Eram crucificados nus. Só os piores malfeitores eram crucificados. 

Mateus 27:35 - E, havendo-o crucificado, REPARTIRAM AS SUAS VESTES..., João 19:23 - Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, TOMARAM AS SUAS VESTES..., e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte ... Este texto vem comprovar a nudez de Jesus na cruz. Haviam quatro soldados responsáveis pela crucificação de cada um dos três que subiram ao Calvário naquele dia. Era de costume os soldados dividirem entre si as vestes do crucificado, uma vez que eram crucificados nus, principalmente pelo valor das túnicas de linho.

João 19:34 Contudo um dos soldados lhe FUROU O LADO COM UMA LANÇA e logo saiu sangue e água, 
... Era prática comum deixar o corpo na cruz, para que fosse devorado por animais predadores. Todavia, de acordo com as leis romanas, a família da vítima podia retirar o corpo e proceder ao seu enterro, desde que para tal fosse devidamente autorizada pelo juiz romano. Uma vez que ninguém podia sobreviver à crucificação, o corpo só podia ser entregue á família, depois de os soldados se terem certificado da sua morte. Assim, um dos guardas trespassava o corpo da vítima com uma espada ou lança. Segundo consta, este golpe fatal dirigido ao coração, através do lado direito do peito, era ensinado provavelmente a todos os soldados romanos. José, de Arimatéia, pediu o corpo de Jesus Cristo e o enterrou num sepulcro novo, entre os ricos (João 19:41). 

Passaram-se três dias... Mateus 28:6a - Ele não está aqui, porque já RESSUSCITOU, como havia dito. Marcos 16:6 – Lucas 24:6 – João 20:16
 

JESUS DOBROU O LENÇO AO RESSUSCITAR João 20:7 - E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte. Naquele tempo, quando o Amo deixava o lenço embolado sobre a mesa na hora da refeição queria dizer ao seu servo: “Eu terminei”. Pode tirar a mesa. Porém, se o Amo se levantasse durante sua refeição e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer: “Eu voltarei!” 

Isaías 43:11,12a - Eu, EU SOU O SENHOR, e fora de mim não há SALVADOR. EU ANUNCIEI, E EU SALVEI, E EU O MOSTREI; Isaías 44:6,24 - Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu REDENTOR, o SENHOR dos exércitos: EU SOU o primeiro, e EU SOU o último, e fora de mim não há DEUS. Assim diz O SENHOR, TEU REDENTOR, e que te formou desde o ventre: EU SOU O SENHOR que FAÇO TODAS AS COISAS, que SOZINHO estendi os céus, e espraiei a terra. Isaías 60:16 - e saberás que EU SOU O SENHOR, O TEU SALVADOR, E O TEU REDENTOR, o Poderoso de Jacó. Zacarias 2:10 - Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque EIS QUE VENHO, e HABITAREI NO MEIO DE TI, diz O SENHOR. Cala-te, toda a carne, diante do SENHOR, porque ELE SE LEVANTOU da sua santa morada. Mateus 1:23 - Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: DEUS CONOSCO. Lucas 2:11 - É que VOS nasceu hoje, na cidade de Davi, O SALVADOR, QUE É CRISTO, O SENHOR. João 1:10 - ESTAVA NO MUNDO, E O MUNDO FOI FEITO POR ELE, E O MUNDO NÃO O CONHECEU.  João 1: 29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o CORDEIRO DE DEUS, que tira o pecado do mundo. Atos 20:28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a IGREJA DE DEUS, que ELE RESGATOU COM SEU PRÓPRIO SANGUE. I Coríntios 2:8- a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque SE A TIVESSEM COMPREENDIDO, NÃO TERIAM CRUCIFICADO O SENHOR DA GLÓRIA.  I Timóteo 3:16 - E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: DEUS SE MANIFESTOU EM CARNE, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. Tito 2:13,14 - aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do NOSSO GRANDE DEUS E SALVADOR CRISTO JESUS, QUE SE DEU A SI MESMO por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Apocalipse 1:1a,8, 17B, - Revelação de JESUS CRISTO... EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM, DIZ O SENHOR, QUE É, E QUE ERA, E QUE HÁ DE VIR, O TODO-PODEROSO. EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO; E O QUE VIVO e FUI MORTO, mas eis aqui ESTOU VIVO para todo o sempre.  Apocalipse 5:12 - Que com grande voz diziam: Digno é o CORDEIRO, QUE FOI MORTO, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. Apocalipse 17:14 - Estes combaterão contra O CORDEIRO, e O CORDEIRO os vencerá, PORQUE É O SENHOR DOS SENHORES E O REI DOS REIS; Apocalipse 19:13a,16 - E estava vestido de uma VESTE SALPICADA DE SANGUE; E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS, E SENHOR DOS SENHORES.

Isaías 52:14,15 – Capítulo 53 14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens. 15 Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão. CAPÍTULO 53 1 QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? 2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. 3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. 12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.


www.oquejesusdisse.blogspot.com

Nenhum comentário: