A "CASA DO TESOURO" de Malaquias?

A VERDADE SOBRE A "CASA DO TESOURO" CITADA EM MALAQUIAS 3.

 - Quem não trazia os dízimos à “ CASA DO TESOURO “ eram os sacerdotes levitas... E não nós... Brasileiros na “ GRAÇA “, do século XXI.

Os sacerdotes e levitas tinham a obrigação de, após receberem os dízimos das demais 11 (ONZE) tribos de Israel - E de ninguém mais, incluindo os brasileiros - levar todos os alimentos recebidos como dízimos e ofertas alçadas, para os grandes celeiros, chamados de “ CASA DO TESOURO “, onde se guardavam alimentos tanto para os sacrifícios no altar, quanto para o suprimento e socorro dos sacerdotes, dos levitas, dos órfãos, das viúvas e do estrangeiro necessitado. Estes alimentos só eram levados para a “ CASA DO TESOURO / CELEIROS DA CASA DE DEUS”, pelos sacerdotes e levitas, que tinham a responsabilidade de guarda-los e repartir com justiça entre todos os que ajudavam na manutenção do Tabernáculo (Que não existe mais) e na divisão entre os levitas, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros necessitados.

Entenda: As onze tribos já haviam dizimado. O problema agora era com os sacerdotes, que estavam desviando estas ofertas e dízimos para outros lugares, e não estavam chegando até “ A CASA DO TESOURO “, causando necessidades entre o povo, principalmente aos levitas que estavam abandonando seus postos e voltando para suas casas, e os sacrifícios no altar do holocausto que estava sendo feito com animais aleijados, cegos, mancos, manchados, roubados... Enquanto os sacerdotes ficavam com os animais perfeitos para si.

Veja mais 4 estudos completos sobre dízimos e ofertas no meu blog: www.oquejesusdisse.blogspot.com

O que é a "casa do tesouro" citada em Malaquias?

II Crônicas 31:11 - Então ordenou Ezequias que se preparassem CÂMARAS NA CASA DO SENHOR, e as prepararam.
12 ALI RECOLHERAM FIELMENTE AS OFERTAS, E OS DÍZIMOS, E AS COISAS CONSAGRADAS; e tinham cargo disto Conanias, o levita principal, e Simei, seu irmão, o segundo.

Neemias 10
37 E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, TRARÍAMOS AOS SACERDOTES, ÀS CÂMARAS DA CASA DO NOSSO DEUS; E OS DÍZIMOS DA NOSSA TERRA AOS LEVITAS; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura.
38 E que O SACERDOTE, FILHO DE ARÃO, ESTARIA COM OS LEVITAS QUANDO ESTES RECEBESSEM OS DÍZIMOS, E QUE OS LEVITAS TRARIAM OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS À CASA DO NOSSO DEUS, às CÂMARAS DA CASA DO TESOURO.
39 Porque ÀQUELAS CÂMARAS os filhos de Israel e OS FILHOS DE LEVI DEVEM TRAZER OFERTAS ALÇADAS DO GRÃO, DO MOSTO E DO AZEITE; PORQUANTO ALI ESTÃO OS VASOS DO SANTUÁRIO, como também os sacerdotes que ministram, os porteiros e os cantores; e que assim NÃO DESAMPARARÍAMOS A CASA DO NOSSO DEUS.

Neemias 12
44 Também no mesmo dia se nomearam homens sobre AS CÂMARAS, DOS TESOUROS, DAS OFERTAS ALÇADAS, DAS PRIMÍCIAS, DOS DÍZIMOS, PARA AJUNTAREM NELAS, DOS CAMPOS DAS CIDADES, AS PARTES DA LEI PARA OS SACERDOTES E PARA OS LEVITAS; porque Judá ESTAVA alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali.

Neemias 13
4 Ora, antes disto, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre A CÂMARA DA CASA DO NOSSO DEUS, se tinha aparentado com Tobias;
5 E fizera-LHE UMA CÂMARA GRANDE, onde dantes se depositavam as ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, OS DÍZIMOS do grão, do mosto e do azeite, QUE SE ORDENARAM PARA OS LEVITAS, CANTORES E PORTEIROS, COMO TAMBÉM A OFERTA ALÇADA PARA OS SACERDOTES.
6 Mas durante tudo isto não estava eu em Jerusalém, porque no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei de Babilônia, fui ter com o rei; mas após alguns dias tornei a alcançar licença do rei.
7 E voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe fizera para Tobias, fazendo-lhe UMA CÂMARA NOS PÁTIOS DA CASA DE DEUS.
8 O QUE MUITO ME DESAGRADOU; DE SORTE QUE LANCEI TODOS OS MÓVEIS DA CASA DE TOBIAS FORA DA CÂMARA.
9 E, ordenando-o eu, PURIFICARAM AS CÂMARAS; e tornei a trazer para ali os utensílios da casa de Deus, COM AS OFERTAS DE ALIMENTOS e o incenso.
10 Também entendi que os quinhões dos levitas não se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra.
11 Então contendi com os magistrados, e disse: Por que se desamparou a casa de Deus? Porém eu os ajuntei, e os restaurei no seu posto.
12 Então todo o Judá trouxe os dízimos do grão, do mosto e do azeite AOS CELEIROS.
13 E por tesoureiros pus SOBRE OS CELEIROS a Selemias, o sacerdote, e a Zadoque, o escrivão e a Pedaías, dentre os levitas; e com eles Hanã, filho de Zacur, o filho de Matanias; porque foram achados fiéis; E SE LHES ENCARREGOU A ELES A DISTRIBUIÇÃO PARA SEUS IRMÃOS.

Daniel 1
2 E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios NA CASA DO TESOURO do seu deus.

Joel 1
16 Porventura o mantimento não está cortado de diante de nossos olhos, a alegria e o regozijo DA CASA DE NOSSO DEUS?
17 As sementes apodreceram debaixo dos seus torrões, OS CELEIROS foram assolados, OS ARMAZÉNS derrubados, porque se secou o trigo.

Malaquias 3
10 Trazei todos os dízimos À CASA DO TESOURO, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal ATÉ QUE NÃO HAJA LUGAR SUFICIENTE PARA A RECOLHERDES.


www.oquejesusdisse.blogspot.com

Se você quiser deixar registrado aqui o seu comentário, use a caixa de texto em branco logo abaixo. Se a caixa de comentários não estiver aparecendo, clique no título desta postagem, na primeira linha, para "abrir" aqui abaixo, a caixa de texto. Marque as suas reações abaixo.

Nenhum comentário: