“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da
graça” (Romanos. 6:14).
"A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o REINO DE DEUS, e todo o homem emprega força para entrar nele." (Lucas 16:16)
” E, desde os dias de João o Batista até agora, o reino dos céus é alcançado por esforço, e pela força os violentos se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.” (Mateus 11:12,13)
"A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o REINO DE DEUS, e todo o homem emprega força para entrar nele." (Lucas 16:16)
” E, desde os dias de João o Batista até agora, o reino dos céus é alcançado por esforço, e pela força os violentos se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.” (Mateus 11:12,13)
Que vem a ser estar debaixo da lei? É estar debaixo da autoridade da lei de
Deus. É cumprir os dez mandamentos, isto é, é ser fariseu (Fp. 3:5); é estar
debaixo dos preceitos da lei, isto é, de centenas de ordenanças
comportamentais; é estar debaixo da escravidão da lei, pois o apóstolo Paulo
diz:
“Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
O que se entende por alegoria; porque estes são os dois concertos; um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos” (Gl. 4:21-25);
Estar debaixo da lei é estar debaixo da justiça da lei. Sobre a justiça da lei, Paulo escreveu: “Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por que? Porque não foi pela fé, mas como pelas obras da lei” (Rm. 9:30-32).
Antes, Paulo disse: “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rm. 3:19-20).
Que coisa terrível! A justiça da lei não justifica ninguém, e se não justifica é porque não aperfeiçoa, por isso, na carta aos Hebreus está escrito: “Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou)” (Hb. 7:18-19).
A lei nada aperfeiçoa. Apenas nos mostra que todos pecamos e destituídos estamos da glória de Deus;" (Romanos 3:23). Mas O VERBO se fez carne e habitou entre nós para cumprir a lei, e nos resgatar das maldições da lei (Gl. 3:13).
“Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
O que se entende por alegoria; porque estes são os dois concertos; um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos” (Gl. 4:21-25);
Estar debaixo da lei é estar debaixo da justiça da lei. Sobre a justiça da lei, Paulo escreveu: “Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por que? Porque não foi pela fé, mas como pelas obras da lei” (Rm. 9:30-32).
Antes, Paulo disse: “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rm. 3:19-20).
Que coisa terrível! A justiça da lei não justifica ninguém, e se não justifica é porque não aperfeiçoa, por isso, na carta aos Hebreus está escrito: “Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou)” (Hb. 7:18-19).
A lei nada aperfeiçoa. Apenas nos mostra que todos pecamos e destituídos estamos da glória de Deus;" (Romanos 3:23). Mas O VERBO se fez carne e habitou entre nós para cumprir a lei, e nos resgatar das maldições da lei (Gl. 3:13).
Há, debaixo
da lei, mais coisas que precisamos saber:
1- Os que estão debaixo da lei estão sem Jesus Cristo,
portanto, apesar de conhecer a Cristo, estão perdidos. Paulo disse: “Fiz-me
como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da
lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei”
(I Co. 9:20).
2- Que é graça? É benevolência; favor; mercê; perdão. Paulo
declarou: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos
os homens” (Tt. 2:11). Isto quer dizer que Deus, por amar os homens, em Cristo
os perdoa (I Jo. 2:12). E em Cristo faz dos homens seus herdeiros: “O Espírito
Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos
filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de
Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos
glorificados” (Rm. 8:16-17). Pois saibam que todos que, quem se coloca debaixo
da lei, perde tudo. Mais uma vez é Paulo quem falou pelo Espírito Santo
dizendo: “Estai firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não tornei a
meter-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos
deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a
todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós que vos justificais pela lei; da graça tendes
caído. Porque nós pelo espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque
em Cristo Jesus
nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim a fé que
opera por caridade” (Gl. 5:1-6). Se, colocando-nos debaixo da lei, perdemos a
graça e perdemos a Jesus Cristo, a graça não é de Deus, pois continuaríamos
condenados. E mais: Se os que se colocam debaixo da lei perdem a graça, os que
já nasceram debaixo da lei nasceram predestinados à desgraça.
3- Todos os que são das obras da lei estão debaixo de
maldição; porque escrito está: “Maldito todo aquele que não permanecer em todas
as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las” (Gl. 3:10). Se a
força do pecado é a lei (I Co. 15:56), e se as paixões dos pecados são
provocadas pela lei (Rm. 7:5), é impossível que o homem não peque, e assim fica
debaixo das maldições da lei, que se acham em Dt. 28:15-68. A única tábua de salvação
é sair de debaixo da lei pela graça que há em Cristo.
4- Quem está debaixo da lei não é justificado diante de Deus
(Rm. 3:20). E por quê? Porque a justificação só é possível em Cristo: “O qual
por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação” (Rm.
4:25). A justificação vem pela morte na cruz e também pela ressurreição. A lei
só condena, nunca justifica ninguém, por isso Moisés disse: “Tomai este livro
da lei, e ponde ao lado da arca do concerto do Senhor vosso Deus, para que ali
esteja por testemunha contra vós” (Dt. 31:26).
5 - “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus manifestou-se
como Filho (Filip. 2:5-11), nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os
que estavam debaixo da lei, afim de recebermos a adoção de filhos” (Gl. 4:4-5).
No Velho Testamento todos estavam debaixo da lei, e não eram filhos de Deus,
pois para serem filhos de Deus teriam de ser remidos pelo sangue de Cristo,
para depois serem adotados como filhos. O que funde a cabeça dos cristãos é que
ao ler o Velho Testamento, encontram lá os filhos de Deus (Gn. 6:2; Dt. 14:1,
32:19-20; Is. 1:2, 30:9, 63:8; etc.). Eram todos filhos de Deus sem nascerem de
novo (Jo. 3:3-6). Eram filhos de Deus sem serem justificados por Cristo e pela
ressurreição. Eram filhos de Deus, mas como os verdadeiros filhos recebem a
adoção através de Cristo, aqueles não eram legítimos filhos de Deus (Gl.
4:4-5).
O testamento que tem valor é aquele onde morre o testador.
Jesus morreu e à partir da sua morte, o que vale é o novo testamento. O
sacerdócio foi mudado. Os sacerdotes e levitas, eram da tribo de Levi, Jesus
Cristo, nosso Sumo sacerdote é da tribo de Judá. A lei serviu apenas para que
soubéssemos que todos pecamos e necessitamos da misericórdia de Deus, para não
sermos condenados no dia do Juízo, por causa dos nossos pecados. A graça foi
dada a Abraão 430 anos antes da Lei (Ver Gálatas cap. 3). A lei foi apenas um
caminho a percorrer até chegarmos a Cristo, que nos manifestou sua graça
morrendo pelos nossos pecados e nos fazendo portadores da nova aliança.
O que se gloria na lei, desonra a Deus pela sua
transgressão. Ver Romanos 2:23
Aquele que caminha pela lei é julgado pela lei. Ver Romanos 3:19
A lei revela que o homem é pecador. Ver Romanos 3:20
Que aquele que é justificado pela fé não depende da lei. Ver Romanos 3:28
A fé confirma a lei. Ver Romanos 3:31
A lei não dá acesso as promessas de Deus. Ver Romanos 4:13
A lei produz ira. Ver Romanos 4:15
A lei faz com que o erro aumente. Ver Romanos 5:20
O pecado domina os que caminham pela lei. Ver Romanos 6:14
Onde há lei o pecado está vivo. Ver Romanos 7:8
Os que são da lei estão debaixo de maldição. Ver Gálatas 3:10
www.oquejesusdisse.blogspot.com
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Aquele que caminha pela lei é julgado pela lei. Ver Romanos 3:19
A lei revela que o homem é pecador. Ver Romanos 3:20
Que aquele que é justificado pela fé não depende da lei. Ver Romanos 3:28
A fé confirma a lei. Ver Romanos 3:31
A lei não dá acesso as promessas de Deus. Ver Romanos 4:13
A lei produz ira. Ver Romanos 4:15
A lei faz com que o erro aumente. Ver Romanos 5:20
O pecado domina os que caminham pela lei. Ver Romanos 6:14
Onde há lei o pecado está vivo. Ver Romanos 7:8
Os que são da lei estão debaixo de maldição. Ver Gálatas 3:10
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